domingo, 13 de dezembro de 2009

Interculturalidade X Multiculturalismo

Desculpe-me a indolência,
Não é que eu não saiba de nada,
É que eu vim de muito longe, lá onde não existe estrada,
Caminhei de sol a sol, capinei muito também,
Olha eu não sou preguiçoso, isto eu sei, eu sou alguém.
Minha cultura se esconde, quem me falou é doutor,
Nos hábitos, emoções, nas feições do coração.
Já vi de tudo na vida, e o que eu não vi, ouvi contar,
Dos símbolos, dos signos, das práticas e valores,
Das formas de expressão, da luta social, dos amores,
Das diferentes culturas, das senhoras e senhores.

Interculturalidade, puxa palavra difícil,
que traduz de tudo um pouco, ou um pouco de tudo.
Que facilita a conversa, que une todas as cores,
Que fortifica o pequeno, que sabe ouvir suas dores.
Que sensibiliza, respeita esta tal pluralidade,
Que envolve, politiza esta tal sociedade.
Que observa, sem censura, raça, gênero,
Sexualidade, religião, classe social,
Porque bem no fundo sabe,
Que ser humano, não é ser igual!

Multiculturalidade, esta justa posição
Que não promove o diálogo, não conhece o cidadão,
Que convive em tolerância, sem medida de afeto,
Que não produz a junção, e banaliza o intelecto,
Me desculpe se observo um epistemicídio,
Uma morte silenciosa, conhecimento impreciso,
E por isto acrescento e esclareço o que escolho,
Interculturalidade, aquela em que relaciono,
As verdades culturais como peças que se encaixam,
Num diálogo feliz, onde as culturas se acham.


Dione Gauto.


0 comentários:

Postar um comentário

About me

Minha foto
Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.