Como se constroem esses conteúdos programáticos? Qual o papel do Especialista em Educação? Que significado tem a experiência do sujeito? Por que não optar pela educação bancária?
Paulo Freire inquietou e continua a inquietar todos aqueles que se dizem apaixonados pela educação. Apaixonar-se pela educação não pode ser um fato isolado, que não conduz a nada e não leva a perceber a necessidade de mudança. A educação bancária reflete o comodismo de muitos professores, de muitas escolas onde o ensino é revelado de forma alienada, sem objetivo, sem a necessidade de construção. Muitos educadores ainda hoje revelam a face de Pôncio Pilatos, ou seja "lavam as mãos" diante do absurdo de perceber seus alunos no silêncio do medo.
Um currículo que seja a expressão de uma educação problematizadora, constrói seus conteúdos programáticos através da própria esperiência do sujeito, que se torna a fonte primária de busca dos "temas significativos" ou "temas geradores", que servirão para esta construção.
Papel do Especialista de Educação - organizar interdisciplinarmente esses temas em unidades programáticas, mas o conteúdo é sempre resultado de uma pesquisa do universo experiencial dos próprios educandos, os quais são também atividamente envolvidos nesta pesquisa.
Conteúdo Programático= Educador X Educando - resultado de pesquisa dialógica.
1 comentários:
EXPERIÊNCIA NÃO SE ESCREVE COM S
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