sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Educação Bancária X Educação Problematizadora

Como se dá o conhecimento?
Um currículo que mantenha uma concepção epistemológica baseada no empirismo, através de uma escola tradicional, onde os saberes são fechados e o sujeito é concebido como "carente do saber" recebe a transferência de informações através da educação bancária.
Papel do Professor - Ativo, opressor, visão epistemológica de transferência de informações e fatos, cultura do silêncio e do falso saber.
Papel do aluno - Passivo, oprimido, depósito.
Conteúdos escolares - Desligados da situação existencial do sujeito. A comunicação é unilateral.
Metodologia Didática - Exposição oral pelo professor, teoria antidialógica, onde o opressor encontra sua possível ação, ou seja uma relação de poder baseada no sofrimento do sujeito.
Função da avaliação - selecionar, classificar, contabilizar.

Mas afinal como se dá o conhecimento? O que realmente eu conheço e o que preciso conhecer? Quais os métodos? Quais os incentivos para quem busca relacionar os saberes? O que me inquieta diante da educação? O que me fascina: um olhar distante, ou um olhar que investiga?
A última pergunta deveria estar sempre presente na realização da práxis. A ação refletida e retomada fornece novas opções de crescimento e de transformação. A educação bancária não oferece opção alguma, limita o saber como decorar e o aprender nela não existe.

"Ninguém educa a ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. (Paulo Freire)"

SILVA, Thomas Tadeu da. Documento de Identidade: uma introdução às teorias do Currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156p.
Sistema de Ação Pedagógica. Dicionário do Professor. Currículo.Governo de Minas Gerais.


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Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.