quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Crianças invisíveis X Resiliência: em busca de um conceito

Nesta análise, cujo foco eram as crianças americanas, buscamos realizar um estudo de caso da personagem Blanca, juntamente com sua família, comunidade e escola, participantes de seu microssistema. Conforme a leitura do texto iniciamos a análise a partir dos três polos temáticos em relação ao tema resiliência, conforme segue abaixo:
Adaptação X Superação:
Partindo do currículo de vida de Blanca, seu perfil é de uma adolescente, negra, matriculada em uma escola tradicional, sofre com o bullying, seus pais são usuários de droga e ambos estão desempregados, porém o pai recebe uma pensão por ser ex-combatente da guerra do golfo;
residentes em um bairro da classe baixa. As experiências estressantes que Blanca vive através da resiliência podem aumentar a capacidade de lidar e re-significar tais situações de modo que o estresse deixe de ser encarado como tal, e sim como mola, um impulso para fortalecer a jovem diante de outras situações semelhantes. Os fatores de risco definem toda a sorte de acontecimentos negativos e sucessivos em sua vida, aumentando suas probabilidades em apresentar problemas físicos, sociais ou emocionais. Eles se fazem presentes na escola, na família e podem causar danos sociais evidentes. Contudo, não podemos esquecer os fatores de proteção, que também se fazem presentes e servem para diminuir o impacto dos fatores de risco.
Como classe de proteção podemos citar:
Atributos disposicionais da criança - após incidência repetitiva de agressão verbal e corporal na escola, e agressão verbal em casa através do pai, no momento em que esta prestes a "aparentemente revoltar-se", Blanca vira o jogo e com disposição mostra-se pronta a recomeçar e lutar por sua vida e pela vida de seus pais;
Coesão familiar - Embora a mãe de Blanca também fosse usuária, foi visível o suporte emocional oferecido através da ética do cuidado, desde a alimentação, quanto ao controle de medicação e diálogo;
Rede de apoio social - Na verdade foi um recurso final que a família buscou, através da terapia em grupo;
Vulnerabilidade - Faz parte da teia de eventos que envolvem o processo de resiliência, ocorre frente a uma situação de risco, onde os fatores de proteção podem auxiliar o resultado adaptativo.
Fator Inato X Fator Adquirido:
Quais os fatores propiciadores/criadores da resiliência em Blanca?
Resiliência parece ser um dos traços da personalidade de Blanca, e que as práticas sociais cotidianas a estimularam. Portanto o meio é a chave principal de um processo onde os traços de personalidade possuem componentes inatos.
Circunstancial X Permanente:
A personalidade de Blanca pode demonstrar uma resiliência permanente, que teoricamente poderá manter-se por toda vida. Mas poderia ser também estratégico, um conjunto de habilidades a ser utilizada no momento.
Em uma análise de perspectiva de gênero e sexualidade, as relações masculino e feminino eram de resistência. A mãe contaminada pelo vírus HIV utilizava sua fala para acusar o marido, cumprindo assim seu papel de vítima, oferecendo argumentos costumeiros de boa moça, e boa mulher que cumpre seus deveres de esposa e amante, porém seu desequilíbrio era notado no uso e abuso de substâncias ilícitas. Ele por sua vez, com o currículo de "herói de guerra", fazia o papel do macho dominante, não permitindo muita vezes o argumento da esposa e da filha, mas se rotulando de vítima pelos açoites da guerra, e agredindo psicológicamente a mulher ao relatar seu desgosto pelo relacionamento sexual e suas mesmices.

Referências Bibliográficas:
TILESI, Chiara. Crianças Invisíveis. Produção MK FILM PRODUCTIONS. Co-produção com. RAI CINEMA. Produção MARIA GRAZIA CUCINOTTA, CHIARA TILESI, STEFANO VENERUSO. Produtores associados GAETANO DANIELLE. ANNA RITA DELLATTE FALLETTI DI VILLA FALETTO. ANDREA PIEDIMONTE. Realizado com o suporte especial de ITALIAN DEVELOPMENT COOPERATION. MINISTRY OF FOREIGN AFFAIRS. Em favor da UNICEF e WORLD FOOD PROGRAMME;
TABOADA NG, Legal EJ, Machado N. Resiliência: em busca de um conceito. Rev Bras Crescimento Desenvolv. Hum 2006; 16(3): 104-113.

Responsáveis por este trabalho:
Dione Gauto
Roseli Bek

1 comentários:

SIMONE SILVA DORNELES disse...

Dione,
Bom exercício, problematizador e reflexivo. Nesta análise podes explorara as relações de gênero e poder.
Professora Simone

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Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.