sexta-feira, 23 de abril de 2010

Planejar é preciso...




Centro Universitário Metodista - Ipa
Curso: pedagogia
Disciplina: Didática Planejamento e Avaliação
Profª Jussara Fernandez
Alunos: Camila Machado, Dione Gauto, Elenita Roth, Gabriela de Oliveira. Lilia Susan, Mônica Machado e Roseli Bek 

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática”. ( PAULO FREIRE)
O que eu quero?
Todas as vezes que organizamos algo em nossa casa, em nossa vida ou ajudamos na organização de algo, automaticamente precisamos de um planejamento. O problema é que planejar requer tempo e nem sempre estamos dispostos há ocupar nosso tempo com o "planejar", porém planejar é preciso, é necessário caso desejemos ter sucesso no trabalho a ser organizado.
É assim que se entende o planejar de uma escola, como uma casa onde se procura a cor perfeita para cada peça, ou uma cozinha ampla, esperando contemplar um lugar para cada um a mesa e uma sala acolhedora onde todos sintam-se em casa.
A escola é de todos e nela se revela a vida de uma comunidade inteira; iniciemos então pelo PPP, Projeto Político Pedagógico que deve envolver nada mais, nada menos do que o reflexo vivo da comunidade a ser atendida.
Um PPP reflexivo, democrático e participativo nasce através da escuta de vários âmbitos pertencentes à comunidade educativa: doscentes, discentes, famílias, envolvendo inclusive pessoas que representam o posto de saúde e associações de bairro, pois tem um compromisso coletivo, e ao mesmo tempo em que ele se constrói a escola por sua vez estabelece uma rede de atendimentos em prol do educando e de suas necessidades básicas.
Mas afinal o que contém um PPP? O Projeto Político Pedagógico contém a essência, o rumo, dá o norte a outros planejamentos necessários a educação, pois deve partir do diagnóstico da comunidade a que ele se refere. A partir dele o fazer pedagógico se torna mais claro, pois ele aponta os princípios, a concepção epistemológica, o sistema de avaliação, e de uma forma transparente define as práticas escolares.
O PPP é a espinha dorsal de uma escola, por ele passam todos os outros planejamentos, pois é um documento que tem referência macro, portanto não pode ser esquecido e muito menos preenchido de forma banal com "ricas palavras que nada esclarecem".
Uma escola democrática que possui uma função emancipatória através de seu PPP deixa claro seu fazer pedagógico que visa o desenvolvimento do educando através da cidadania, diálogo, igualdade, compromisso, diálogo na vivência da descentralização do poder promovendo a humanização em busca da definição de metas que extrapolem as necessidades diárias, envolvendo mudanças e promovendo a inclusão.
Trabalho realizados pelas alunas:

Referências Bibliográficas:
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento Projeto Político Pedagógico. elementos metodológicos para elaboração e realização. 15 ed. São Paulo. Ed. Libertad. 2006.

0 comentários:

Postar um comentário

About me

Minha foto
Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.