sexta-feira, 23 de abril de 2010

Planejar é necessário...



Centro Universitário Metodista - Ipa

Curso: Pedagogia
Disciplina: Didática, Planejamento e Avaliação
Profª Jussara Fernandez
Aluna: Dione Gauto

Plano Anual/Global ou de Gestão:
Como fazer?
É o primeiro planejamento depois do PPP, portanto deve seguir este fio condutor. Ele revela o que se planeja para o ano letivo, apontando estratégias diante da realidade estabelecida e diagnosticada anteriormente.
Plano de Estudos ou da Vitalidade Pedagógica / PE
Documento pedagógico escolar promove as vias seguras do comprometimento com a efetivação do PPP. Sua construção sempre deve partir das seguintes perguntas: Quem são nossos alunos? O que queremos que eles aprendam? Quais são suas bagagens de aprendizagens? Qual o perfil desta turma? Qual o perfil do grande grupo, do pequeno grupo e de meu aluno de forma individual? Onde queremos chegar?
O PE tem em suas competências o pronto auxílio ao professor no processo de aprendizagem, pois através dele a mediação acontece favorecendo as intervenções que são fortalecidas pela práxis efetiva que realiza nele alterações sempre que se faz necessário, pois sua avaliação é processual e contínua.
As aprendizagens nele contidas referem-se a conhecimentos, procedimentos e atitudes de convivência, mas é necessário lembrar que as competências e atitudes de um PE devem fazer referência à comunidade educativa a que se refere, tendo em mãos seu diagnóstico de referência.
O PE não se limita a datas comemorativas, ao contrário é um planejamento inteligente onde a problemática escolhida através de argumentação busca envolver não somente os doscentes, mas também os discentes buscando os saberes conhecimentos e onde que se quer chegar, relacionando o caminho de como seguir e fazer.
Cabe ao professor apropriar-se deste estudo para ajudar na construção de um planejamento consciente diante da partilha de saberes a que ele se propõe, favorecendo uma educação problematizada e libertadora.


Referências Bibliográficas:
FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro. Teorias e Fazeres na Escola em Mudança. Porto Alegre. Ed. UFRGS. Núcleo de Integração Universidade e Escola;
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto Político Pedagógico na Escola: Uma construção possível. Campinas SP: Papirus 1995;
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 15º ed. São Paulo. Ed. Libertad, 2006. Cadernos Pedagógicos.



Dione Gauto

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Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.