Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação e Corporeidade
Profª Rossana Della Costa
Aluna: Dione Gauto
O OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE OS JOGOS COOPERATIVOS
Participar das atividades realizadas durante a disciplina de Educação e Corporeidade tem oferecido com certeza a turma momentos de prazer, descontração e conhecimento do corpo.
Engraçado perceber, porém parece que nosso corpo havia adormecido por um longo tempo, e agora desperta para conhecer-se, e aumentar seus limites.
Um dos jogos utilizados que me chamou a atenção foi o da brincadeira com a corda. Primeiro reconhecemos o objeto do jogo, e brincamos com ela. Depois conforme a orientação da professora o grupo foi unindo-se primeiro de dois a dois, três a três e assim consecutivamente, para alcançar a meta de passar com a corda em movimento, sem que a mesma nos tocasse.
Importante a análise do jogo depois que ele acaba, pois no primeiro momento enquanto estávamos em número menor conseguimos passar sem maiores problemas, porém ao final alguns até mesmo desistiram, pois o grupo ficou muito grande e achamos que seria impossível conseguir.
Onde estavam os empecilhos? Por que desistiram? Por que deixou de ser engraçado? Foram algumas perguntas que permaneceram no ar, mas enfim o grupo que permaneceu até o fim conseguiu passar.
Acredito que favorecer os “jogos cooperativos” passa mais ou menos por esta trilha de amadurecimento, onde “cooperar para que o outro também chegue” é mais importante que vencer, ou melhor, talvez isto seja vencer.
Dione Gauto.
0 comentários:
Postar um comentário