segunda-feira, 17 de maio de 2010

IN/EXCLUSÃO X RESOLUÇÃO 02/01


Centro Universitário Metodista - Ipa
Curso: pedagogia
Disciplina: Prática Pedagógica III
Profª Nara Borges
Aluna: Dione Gauto

            A autora Maura Corcini Lopes em seu texto “ Inclusão escolar: currículo, diferença e identidade”,apóia se em diversos autores para problematizar os conceitos de inclusão e exclusão. Em nenhum momento ela se posiciona contra ou a favor, porém aponta estratégias que poderiam ser utilizadas dentro da realidade estampada em nossa sociedade.
 Para compreender melhor estes conceitos escolho a partir do princípio estabelecido pela Resolução 02/01, no seu Art. 2º: Art. 2º - “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos”.. 
            Preste-mos atenção à palavra “organizar-se”. Visualizemos o referencial de atendimento aos sujeitos que contemplam as NEEs. O comprometimento com uma educação de qualidade para todos continua a existir apenas no papel.  Incluir por incluir quase todos fazem; o que a autora nos leva a refletir é a necessidade de integrar na diversidade, através de propostas inteligentes que não excluam as diferenças com intencionalidade falsa de incluir. Art. 3º “(...) modalidade de educação escolar, entende-se por um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos substituir os serviços educacionais”.
                   Se pensamos em um processo educacional definido por uma proposta pedagógica de inclusão, automaticamente voltamos nosso olhar ao currículo escolar pretendido, como um dispositivo que se relaciona com os sujeitos em permanente construção. As diferenças dentro de um conjunto de diversidades existem e sempre existiram. Os termos exclusão e inclusão fazem parte de uma trama social relativadas pelas redes de saber e de poder.  

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Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.