quinta-feira, 17 de junho de 2010

Avaliação classificatória x Avaliação Mediadora

O texto de Jussara Hoffmann “Avaliar para promover”, fala de maneira clara sobre os rumos que a educação precisa tomar diante das setas que indicam este caminho.

Caminhar nas trilhas de uma educação saudável implica antes de tudo no despir-se de convenções até então utilizadas de forma natural, sem generalizar, porém pela maioria das pessoas que se dizem envolvidas por ela.

Através deste texto a autora traz duas linhas distantes e ao mesmo tempo próximas. De um lado a avaliação classificatória que tem um caráter seletivo, que coloca o erro como propulsor de ação, que onde a verdade é quase sempre absoluta e o sujeito é convidado a repetir muitas vezes o conteúdo para recuperar. A ilusão, frustração e evasão são muitas vezes frutos desta avaliação, que tem como partícipes deste fracasso uma gestão desmotivada que não abandona a dicotomia “Educação – avaliação”.

Do outro lado a autora aponta a avaliação mediadora, onde os ranços são deixados de lado e assumidos os compromissos de uma educação com ações paralelas, onde o individuo é acompanhado através de momentos planejados e desafiadores.

O caráter desta avaliação não é seletivo, mas visa o benefício do educando, com a intenção de promover, onde o professor é investigador, esclarecedor e organizador de experiências significativas de aprendizagem.

Dione Gauto


Referências bibliográficas:

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover. As setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

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Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.