Falando de Currículo Aberto:
Qual a face do pedagogo organizador de Currículo? Qual a sua face? Um currículo não é neutro, logo não é o mesmo para todos. Um currículo não se prende a apenas uma realidade, mas está aberto e deve ir além. O sujeito precisa ser respeitado e valorizado em seus saberes, em seus questionamentos, ele não é uma tábula rasa. Sua cultura, seu currículo é sua trajetória de vida. Poderíamos refletir nas perguntas: Quem sou? Por onde passei? O que cultivei? O que aprendi? São questionamentos diários que refletem nossas bagagens. Um currículo aberto propõe a dinâmica do crescimento, do desenvolvimento e da transformação, respeita a variedade de situações, investiga, problematiza e realiza a intervenção. Imaginemos um aluno que chega a classe a partir do segundo semestre, imaginemos ainda que suas vivências partem da cultura indígena. Se seguir-mos a linha do currículo fechado nossas práticas provavelmente serão apáticas, e não conseguiremos envolver este aluno e tampouco o restante da classe. Porém se nossas práticas seguirem um currículo aberto teremos a opotunidade de valorizar os saberes desta cultura oportunizando a este aluno um engajamento e disponibilizando a multiculturalidade.
1 comentários:
Ncurriculo aberto os conteudos sao ajustados
Postar um comentário